- Dani Parle
- Posts
- Quanto tempo você precisa pra aprender francês ?
Quanto tempo você precisa pra aprender francês ?
Será que a gente consegue estimar isso de forma precisa ?
Quanto tempo é necessário para aprender uma língua estrangeira? Nós adoramos respostas prontas: 2 meses, 6 meses... A vida parece ser uma sequência de problemas a serem resolvidos e de caixinhas a serem checkadas. Fui à academia, check. Terminei a faculdade, check. Aprendi francês, check. Comi bolo, check. Eu poderia te dar uma média de quanto tempo você precisaria pra aprender francês mas isso não seria nem responsável da minha parte e, ao mesmo tempo, muito raso. Essa newsletter não busca a simplicidade das respostas rápidas que encontramos jogadas aí pela internet. A ideia aqui é ir um pouquinho mais a fundo, sinto muita falta disso hoje em dia e acho que, se você está aqui, também sente.
Por que estamos sempre correndo? E por que queremos acreditar que coisas que claramente demandam tempo vão acontecer rapidamente se pagarmos mais caro ou se pegarmos um atalho? Já pensou que nem tudo na vida se resolve com um atalho e que, mesmo assim, continuamos a pegá-los para chegar a algum lugar, correndo, sem fôlego, cansados?
Essa semana, eu realmente queria falar sobre saber deixar o tempo agir. Queria falar sobre a paciência necessária para aprender uma língua estrangeira. Sei que é muito frustrante pensar que só depois de anos de estudo poderemos nos comunicar fluentement em uma língua, fluente de verdaaade. A palavra “anos” pesa, não é? Anos, no plural. Eu vivi isso, sei como é.
Mas para mim, o francês não é apenas uma ferramenta para viver na França, uma ferramenta de comunicação para falar com as pessoas na rua e as pessoas que amo. Não é apenas uma ferramenta de trabalho. O francês é um assunto que me interessa. A língua francesa me interessa. A linguística, em geral. Eu me interesso por complementos, verbos, substantivos. É um assunto que me atrai.
E agora, eu gostaria que você refletisse um pouco sobre as coisas na sua vida que realmente te interessam. O quanto você sabe sobre esses assuntos que te apaixonam? Imagino que bastante, certo? Não precisa pensar em várias coisas. Pense em uma área na qual você pensa: “Ah, isso, eu sei muito!” Pode ser qualquer coisa: culinária, dança ou até mesmo as fofocas dos outros no Instagram haha. Tudo o que nos interessa, mergulhamos de cabeça, vamos a fundo, queremos aprender, não importa se isso é útil ou não na nossa vida.
Então, às vezes, o desejo / pressa que você sente para aprender francês não corresponde ao interesse que você tem por essa língua. E está tudo bem. Está totalmente bem. Porém, você precisa alinhar suas expectativas com a realidade. Em oito anos, eu me tornei professora, obtive meu diploma, vivo na França, tenho um relacionamento e não tenho nenhum problema para resolver qualquer coisa na minha vida aqui. Tenho conversas profundas sobre política, sobre questões ambientais, sobre tudo o que eu falaria em português. Mas isso só foi possível porque o fator tempo fez seu trabalho e, aliado a isso, o fator interesse estava presente. Eu me interessava, isso importava para mim. Talvez esse não seja o seu caso. Você quer o resultado mas não o processo. E tá tudo bem. Na maioria das vezes, é o que queremos mesmo.
Porém, mesmo que você não tenha o fator interesse e possa contar com o fator tempo – já que a exposição contínua e o estudo ao longo dos anos vão agir ! – há algo que precisa fazer parte da sua vida se você quiser que o francês se torne uma língua com a qual você possa viver em um país francófono, com a qual você possa discutir, e com a qual você possa viajar no futuro. Você precisa ter disciplina. Pense nas outras coisas da sua vida que você não gosta tanto quanto a coisa que eu te pedi para refletir - a coisa que você conhece muito bem - mas que você sabe fazer. Há outras áreas na sua vida que você domina, outras coisas que você consegue fazer, certo? E você consegue porque desenvolveu o rigor necessário para fazer essas coisas, porque precisava fazê-las, então você fez! Você aprendeu!
Às vezes, é realmente importante agir como adulto e fazer o que precisa ser feito. Às vezes, tenho a impressão de que as pessoas se perderam na busca pelo prazer. Só sabemos fazer as coisas por prazer. Se algo não traz prazer, então não queremos fazer. Ainda que a gente saiba que o caminho é difícil mas o resultado é o nosso sonho. Claro, isso tem muito a ver com o sistema em que vivemos, o fato de que trabalhamos muito, e, portanto, quando não estamos trabalhando, queremos sentir prazer.
Mas há coisas que precisam ser feitas. Estou sempre falando sobre onde você quer chegar com a língua francesa. Não se trata de gostar de estudar a língua, mas de alcançar o resultado que você deseja ao falar essa língua. De viver a VIDA que você quer viver como consequência de falar francês. Portanto, você deve tomar medidas de estudo sérias para alcançar esse resultado, e deve alinhar essas medidas com o tempo necessário para aprender. Assim, você controla suas expectativas e passa a ser realista em relação aos seus resultados. Não são dois meses, não são seis meses, e certamente não são essas promessas absurdas que encontramos na internet (cada um tem seu próprio ritmo, mas seis meses não é o ritmo de ninguém haha).
Claro, se você for apaixonado pela língua, melhor ainda! Nesse caso, você nem precisará se apoiar na disciplina. Será o seu interesse que te motivará naturalmente a agir e estudar. Foi o meu caso. Só que o interesse, nem sempre podemos forçar: ou temos, ou não temos - e é aí que precisa entrar a disciplina. E, por fim, não esqueçamos do tempo... ah, o tempo! É um aliado com o qual precisamos aprender a jogar e que precisamos, sobretudo, aceitar. Eu sei que no meio do olho do furacão e do desespero de aprender “pra ontem”, você não consegue enxergar a beleza na evolução que vem com o tempo, mas eu queria te convidar a tentar!
Já ouviu falar de um site onde você manda cartas pra você mesmo do futuro? Se chama futureme.org/. Eu faço todos os anos e, frequentemente, proponho no inicio do ano esse exercício aos meus alunos - de escrever em francês como você acha que estará seu francês no ano que vem. Com esse exercício a gente consegue 1) criar metas concretas - dizer o que queremos exatamente conquistar em 1 ano e como vamos fazer pra chegar lá e 2) observar a magia do tempo. Em um ano, se você se mantem firme no estudo, de forma organizada e constante e, tendo estratégia pra estudar, você vê o tempo agir e consegue sentir o sabor da magia do tempo. A carta chega no seu email depois de um ano e te traz essa lembrancinha de você do passado. Espero muito que você possa ter orgulho das suas atitudes depois de 365 dias.❤️